MOTOR DE QUATRO TEMPOS
motor de 4 tempos funciona pela repetição ordenada de quatro
movimentos.
1º Tempo: Admissão
2º Tempo: Compressão
3º Tempo: Combustão
4º Tempo: Escapamento
Com isso concluímos que dos quatro tempos apenas um é produtivo. O
tempo de combustão é o único que produz trabalho. Um volante instalado na parte
traseira da árvore de manivelas regulariza o funcionamento do motor.
Os cilindros trabalham dentro de uma determinada ordem de combustão e o
volante, por ter movimentos de inércia, transforma os impulsos que recebe em um
movimento contínuo. Esse ciclo de quatro tempos, com a combustão provocada pela
centelha na vela de ignição, é chamado Ciclo Otto. Existem outros tipos de motores,
do ciclo Diesel e ainda motores de dois tempos.
Nesta apostila, trataremos especificamente de motores do ciclo Otto,
sabendo que motores do ciclo diesel possuem um funcionamento semelhante.
As válvulas continuam fechadas. A mistura
comprimida é inflamada por uma centelha que salta da
vela de ignição. Com a queima, formam-se gases que se
expandem, impulsionando o êmbolo de volta para o PMI.
A válvula de admissão fica fechada e a de
escapamento se abre, progressivamente, à medida que o
êmbolo vai do PMI ao PMS, expelindo os gases
resultantes da combustão.
Neste funcionamento podemos esclarecer que os tempos praticamente nunca
acontecem ao mesmo tempo em dois cilindros, ou seja, no mesmo momento nunca
teremos, em cilindros diferentes, dois tempos iguais.
Este exemplo demonstra um momento do funcionamento de um motor ciclo
Otto de 4 tempos comum, ciclo completo com combustível álcool ou gasolina.
Um motor de combustão interna pode ser dividido em alguns subsistemas
para o melhor entendimento:
• Subsistema de Distribuição
• Subsistema de Conjunto Móvel
• Subsistema de Lubrificação
• Subsistema de Arrefecimento
• Subsistema de Alimentação
• Subsistema de Ignição







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