CONSTITUIÇÃO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
O motor de combustão interna produz movimentos de rotação por meio de
combustões dentro de cilindros fechados. Suas partes principais são:
No cabeçote estão as câmaras de combustão, onde é feita a queima da
mistura ar/combustível.
O bloco é a estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outros,
os seguintes elementos:
• Cilindros e êmbolos;
• Árvore de manivelas;
• Cabeçote.
O conjunto móvel é formado pelas bielas, êmbolos, anéis e árvore de
manivelas e transforma os movimentos retilíneos alternados dos êmbolos em
rotação da própria árvore de manivelas.
Para explicar o funcionamento do motor, abordaremos o funcionamento de
um cilindro. Cada um deles tem, no mínimo, duas válvulas:
• Admissão: permite a entrada da mistura de ar/combustível;
• Escapamento: permite a passagem dos gases queimados para a descarga.
A abertura e o fechamento dessas válvulas são feitos de forma sincronizada
com os movimentos dos êmbolos, que se repetem em uma ordem determinada.
Cada movimento do êmbolo é chamado de tempo e corresponde a meia volta da
árvore de manivelas.
Há motores que completam seu ciclo de trabalho com dois movimentos dos
êmbolos, ou seja, uma volta da árvore de manivelas: são os motores de dois
tempos. Outros motores são de quatro tempos, ou seja, completam seu ciclo de
trabalho com quatro tempos, ou a cada duas voltas da árvore de manivelas.



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